13 de dez. de 2010
Surpreenda-me...
Faaaaaaala galera, eis que estou de volta, afinal de contas antes nunca do que tarde hehehe...
Engraçado como as coisas vão acontecendo mas a ficha demora a cair. Estou há menos de 5 dias de embarcar para o mochilão mas ainda parece que só vou alí e já volto, estranho isso.
Na verdade eu sempre fui assim, eu nunca presto muita atenção ou crio grandes expectativas nas coisas, simplesmente vou lá e faço, é claro que tem coisas que é inevitável ficar pensando ou esperando até acontecer, afinal de contas ainda tenho sangue correndo nas minhas e não água tônica com bastante gelo e limão.
Mas sei lá, se tem uma coisa que eu aprendí de uns anos para cá, é nunca criar expectativa nas pessoas. Acho que esse é o segredo de conseguir ser tão desencanado. Eu aprendí isso da pior forma possível, e infelizmente com o meu irmão não foi diferente.
Aqui em casa fomos criados da seguinte maneira: se você fez um compromisso com alguém VOCÊ CUMPRE!!! Se você disse que ia fazer, então VOCÊ FAZ!!! Se você marcou alguma coisa VOCÊ VAI!!! Pode parecer meio severo e extremista, mas acho que foi uma das melhores coisas que aprendí quando criança, porque hoje depois de adulto, eu vejo que são alguns desses "extremismos" que formam o caráter de alguém. Se a pessoa é ponta firme ou não, sincera, confiável etc...
Porém eu aprendi que não é porque EU sou assim, que as outras pessoas também serão, e com isso eu aprendí também que eu não posso cobrar isso de ninguém, pois cada um teve um formação, cada um tem uma vida diferente do outro e o mais importante, cada um pesa os seus valores com medidas diferentes. Para mim, um compromisso assumido, é um compromisso cumprido, ou pelo menos digno do máximo esforço para se cumprir, afinal de contas imprevistos acontecem. Mas para uma outra pessoa, um compromisso pode ser apenas um compromisso, algo mais simples, que se der ela faz, se não der não deu, simples assim.
Eu acho que esse é o ponto chave, o segredo de sucesso para todo e qualquer relacionamento, seja ele qual for. A partir do momento que você começa a entender que a sua visão de vida é somente sua, você deixa de esperar uma reciprocidade completa por parte dos outros. Com isso você não acaba gerando cobrança em cima de alguém. As piores brigas de quando se namora, começam sempre por motivos bestas, mas graças a cobrança entre ambas as partes, acaba se tornando em duelos titânicos que causam feridas apocalipticas no relacionamento.
Você não me ama mais!!!!! - Disse ela aos berros - Hoje é nosso aniversário de uma semana de namoro e você nem lembrou!!!! - Sem reação, ele consegue apenas ficar parado e estupefato com aquela situação...
Quem nunca passou por isso, hein, hein, hein?!?! Esse é um exemplo clássico causador de uma semana de bico num namoro. Para ela, aquela é a data mais importante da sua vida, para ele, é só mais um dia, isso não quer dizer que ele a ame menos por isso. No caso de uma amizade acontece o mesmo:
O celular toca, no visor um SMS: "Sabadão as 23h estarei lá hein, pode contar comigo!" - Decepcionado, ele agora se encontra sentado no bar sozinho as 3:30h da manhã buscando em seus pensamentos, motivos para continuar contando com seu amigo que disse que apareceria as 23h.
Tudo isso se resolve de uma maneira simples quando você entende que o que vier por parte das pessoas é lucro. Seja coisa boa ou ruim. Quando você não cria expectativa em cima de alguém você é sempre surpreendido, e em geral com coisas boas. Mas o mais legal, é que mesmo quando a surpresa não é ruim, você não fica tão deprimido, pois já sabia que isso poderia acontecer. Outra coisa bacana que isso gera, é o fato de você aprender a não depender de outras pessoas para curtir a vida.
Quando eu marco alguma coisa com alguém e esse alguém desmarca, eu sempre penso que quem saiu perdendo é a própria pessoa, e não eu, afinal de contas, que deixou de curtir e viver aquele momento foi ela, eu estava lá e aproveitei ao máximo, mesmo sozinho. Até mesmo porque esse "sozinho" é muito relativo, eu penso que as pessoas estão sempre a um "Oi" de distância umas das outras, ou seja, só fica sozinho quem quer.
Sei lá, eu imagino que a essas horas quem esteja lendo esse post, deve me achar o cara mais insensível do mundo, mas na boa... eu não ligo... não espero nada de ninguém mesmo... hehehe
Pra fechar, eu só gostaria de dizer uma coisa: Nunca ninguém no mundo vai ter sempre a mesma visão que você para tudo, seus valores, seus pesos e suas medidas são apenas seus, isso é o que faz de você único, então não estrague seus relacionamentos esperando das outras pessoas aquilo que só você iria fazer, não cabe a elas tal responsabilidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não se faz mais amigos como antigamente.
ResponderExcluirLembra que eu te falei que tenho um amigo de 80 anos? Até hoje é um dos únicos que sempre cumpre com o combinado. Mesmo que o combinado entre a gente seja jogar conversa fora por 15 minutos no portão.