22 de dez. de 2008

A Música e a minha vida...

Ae povo! Não via a hora de vir aki postar hj...

Isso pq ontem a noite, eu consegui definir e entender o que é música para mim. Eu sempre soube que ela tinha uma ligação muito forte comigo mas nunca consegui entender o pq, ou q ligação era essa.

Mesmo eu não sendo músico, e só sabendo tocar batera de ouvido, eu consigo sentir na música algo além dos instrumentos, e da voz, é como se fosse uma força ou uma energia, ou dê o nome que qsr, mas eh algo mto forte que até então não sabia o que era.

A música foi um das primeiras expressões da raça humana, mesmo muito antes de saber falar, o homem já se comunicava através de sons, e com o passar dos anos foi criando rituais onde dançavam e cantavam, seja em comemoração a uma caçada bem sucedida, ou em louvor a lua, ou para homenagear uma pedra(!?) cada um segundo sua evolução (só de pensar que ainda hj tem gnt q faz homenagens para pedras, vai entender...).

O interessante, é que desde sempre, a música tem uma relação íntima com a humanidade, pois ela é a forma mais original de se expressar algum sentimento. Na formação cristã, acredita-se que a música é algo divino, vindo dos Céus onde os anjos constantemente entoam canticos de louvor e adoração a Deus, e que o Senhor colocou esse dom na humanidade para que ela pudesse louvá-lo tb. Numa formação "pagã", a música tb é usada para entoar louvores aos deuses, ou a um rei ou coisa do tp. Então qrendo ou não, a música tem uma certa "mística" em sua origem.

Além da parte "mística", ela tem tb a parte "brisa" que pouca gnt conhece. E para mim essa parte "brisa" é o que faz a diferença na música. Aposto que vcs já viram um guitarrista, ou um batera tocar, ou qlq outro instrumentista, tocar de uma forma "estranha", como num solo de guitarra, o cara parece q vai ter um orgasmo fazendo as notas, ou qndo um batera faz uma virada e junto com a virada faz uma cara estranha que só aparece nessas horas... essa é a parte "brisa" da música, é quando vc sente ela de tal forma, que ela se expressa através de vc e não apenas através do instrumento q vc toca, e isso é algo maravilhoso, pq qndo vc consegue sentir isso, vc percebe q a música está em todo lugar, seja no vento, no barulho das folhas das árvores, na comunicação dos passarinhos, no barulho caótico da cidade, ou até mesmo no silêncio, isso mesmo, tem horas que a música mais suave que podemos ouvir é o doce som do silêncio, é tudo uma questão de saber ouvir. Um dia Mozart gritou: "Sol sustenido!" ao ouvir o grunhido de um porco.

Na minha vida, desde q me conheço por gente eu ouço música, e não é apenas ouvir de vez em qndo, ou qndo vai sair de carro com os pais pra algum lugar, ou qndo não tinha nada pra fazer, eu me lembro que meu dia começava as 8 da manhã qndo meu avô ia pra casa e ligava o rádio numa estação local onde só tocava moda de viola, e eu acordava ouvindo músicas de raiz, mew como eu gostava disso!!! Depois, quase todo dia eu ficava sentado no chão na frente do rádio da sala ouvindo as fitas que tinham em casa, eu ouvia desde Bozo, até o melhor da trilha sonora do Óscar, eu lembro que a música que eu mais ouvia era a trilha do Mad Max - Além da Cúpola do Trovão! aushuasua

Depois aos 6 anos de idade, por influência dos meus primos e do meu irmão, eu descobri o maravilhoso mundo do rock! uhuu \o/ eu me lembro que a primeira fita de rock que eu ouvi foi O Papa é Pop dos Engenheiros do Hawaii, eu estava na sala jogando Toy Story em meu SNes, e meu irmão estava ouvido essa fita alto pra caramba no quarto, na hora que eu ouvi a música "Exército de um homem só", eu parei o jogo e comecei só a ouvir a música, eu lembro q foi mto loko aquele dia, pq foi a primeira música que eu entendi que havia algo além da letra, tinha uma mensagem por trás daquilo!

Daí em diante, eu comecei a me aprofundar mais no rock brazuca, com 7 anos eu já ouvia Ultrage a Rigor, Ira!, Paralamas, Engenheiros e por vai, e aos pouquinhos comecei a entender (mesmo que na minha inocência, em virtude da minha idade) que a música não era só instrumentos, e sim a mensagem que vc qria passar através dela. Com isso, eu comecei a frequentar uma locadora de cd (sim isso existia!!), como na época ainda era mto caro comprar um cd de música e nem todos os rádios tinham um toca cd, nós costumávamos alugar cd's e gravá-los em tape para ouvir depois. E frequentando essa locadora com meu irmão, tive meu primeiro contato com o punk rock, nós alugamos um cd do Green Day, o "Kerplunk" de 1992, o segundo cd deles, na época q eles ainda tocavam punk rock. E aquele som pra mim, foi o ápice sei lá do que, pq nem eu sei direito oq eu senti ouvindo aquilo, eu num entendia porcaria nenhuma de ingles, era barulhento e até então ninguém conhecia os caras, mas mesmo assim eu sabia que eles tinham um negócio bem loko (pelo menos era o que eu achava aos 7 anos rsrsrs).

Em fim, o heavy metal, enqnto todos os meus primos ouviam punk, numa das minhas visitas semanais à locadora, eu ouvi uma música mto ferrada, que tinha uma pegada de guitarra e bateria q nunca tinha ouvido antes, daí então fui perguntar pro tiozinho do balcão e aos 8 anos de idade, eu descobri o Iron Mainden, aquela música era a "Iron Mainden" da fita demo "The Soundhouse Tapes". Então comecei a vasculhar pela locadora e vi uma capa de cd me chamou a atenção, era o "No prayer for the dying" do Iron. Posso dizer que esse cd mudou meus conceitos de música, jamais tinha ouvido solos de guitarra tão longos e arranjos como aqueles, daí pra frente, comecei a procurar mais nas locadoras todos os cds da banda, como na época a internet era algo utópico, tinha q se virar com o q tinha, e no caso, o mais próximo eram as locadoras de cds, o tiozinho do balcão já até me conhecia, e as vezes já até deixava reservado alguns cds pra eu levar como Ramones, Rancid, Iron etc.

E por ai foi, o mais engraçado era qndo eu chegava na escola, e enqto o povo cantava e comentava sobre grupos de pagode como Negritude Júnior e Só Pra Contrariar que na época estavam no auge, eu ficava cantando (do meu jeito) músicas do Iron e desenhando na minha carteira as minhas própias capas de cd pra banda, uma inclusive ficou tão legal que no dia da faxina a professora até deixou eu não apagar aquele desenho e eu ficava olhando e desenhando em volta dele o ano todo. =P

Conforme eu ia crescendo, comecei a me interessar em aprender inglês para entender oq as bandas cantavam, e fui assimilando palavras e traduções, e aos pouquinhos entendendo cada vez mais a mensagem passada por eles.

Até que aos 11 anos de idade, tive uma mudança radical na minha vida, saí de uma cidade do interior para vir para sampa com minha familia. Apesar do trauma, eu me senti no paraíso quando eu ouvi a 89fm A Rádio Rock! Até então ela era uma lenda pra mim, já q em Piracicaba, só se ouvia falar dessa rádio, ela era o sonho de todo roqueiro do interior aushuasuashua. Desse dia em diante nunca mais aluguei cd, pois todas as músicas que eu qria estavam nessa rádio, e posso dizer que ela foi a grande responsável pela minha superação do "trauma da mudança", pois todo fim de tarde quando eu chegava em casa após a escola, eu ia pro meu quarto e ligava o rádio e ficava ouvindo o programa de informações de transito onde entre uma musica e outra eles davam informações de rotas alternativas pelo Helicóptero 89, senão me engano esse programa era apresentado pelo Sandro Anderson, e eu ficava ou vindo e olhando pela janela do quarto e imaginando onde seriam aquelas ruas, e quantas coisas mais teriam pra fazer nessa ciadade, eu ficava olhando pras outras janelas dos prédios vizinhos e pra Av. Consolação travada de carro, e ficava maravilhado ao ver tanta gnt num lugar só e não conseguia entender o pq akele povo reclamava tanto de ficar parado alí. Principalmente em dias de horário de verão q ao se por, o sol relfetia no topo da igreja da Consolação, dando um efeito que eu jamais vi!

Como a maioria dos adolescentes, eu tb tive minha fase revoltada. Meus pais só brigavam, eu estava numa cidade desconhecida, morava no pior bairro do centro, tb conhecido como a boca do lixo, sentia saudades dos meus amigos do interior, era zuado pelo povo da escola em virtude do meu sotaque, não gostava dos meus irmãos, enfim... E o único lugar onde eu conseguia me achar, era na folha sulfite com meus desenhos, que por sua vez eram influenciados pela música que eu ouvia, ao invés de desenhar o Homem Aranha soltando teias por ai, eu o desenhava arrancando cabeças ou coisas assim, ateh q lançaram um personagem q arrancava cabeças de verdade rsrsrrs e foi entao que eu comcei a desenhar o Spawn. Para mim, a noite perfeita era qndo eu ficava no meu quarto com a porta fechada ouvindo música e desenhando... aquilo sim era sossego pra mim! =)

O tempo foi passando e eu fui descobrindo outras bandas, algumas inclusive marcaram essa fase da minha vida como The Wallflowers com a música Better Sin Symphony ou Pearl Jam com Even Flow. Um tempo depois novamente nos mudamos para um lugar inóspito e longe de qlq tipo de agito, a Vl. Carrão ¬¬'

Nesse tempo começou uma nova fase da minha vida e em virtude da minha recente conversão, passei a me enteirar do mundo gospel. E da mesma forma como eu vasculhava músicas das bandas das bandas q eu curtia, comecei a bsucar coisas novas no meio gospel e descobri mta... mas mta coisa boa mesmo! Que tb me influenciaram mto!!!

Hoje eu estou vivendo uma fase bem peculiar na minha vida, ao mesmo tempo que ouço as bandas gospel que mta gnt nem conhece, tb estou resgatando minha essência, redescobrindo as bandas q eu já ouvia na minha infancia, e em paralelo a isso, tenho viajado nos arranjos da música classica, coisa que jamais imaginei, mas que é tão maravilhoso que não sei como fiquei tanto tempo sem ouvir isso.

Posso dizer que eu não vivo sem música de jeito nenhum!!! E sim! Eu ouço música no silêncio e sou brisado sim!!! =P
Nessa madrugada antes de dormir, eu parei em frente a janela da sala fechei os olhos e consegui sentir uma melodia suave q vinha com o vento, e fiquei horas ali, e aposto q nunca mais vou ouvir melodia como aquela. Num to nem ai se vcs acham q sou louco, eu sei que sou mesmo! \o/

Pra fechar, eu fiz uma lista de músicas q marcaram a minha vida até hoje...

antes dos 6 anos - Peão Carreiro & Zé Paulo - Seguindo seus passos
6 anos - Engenheiros do Hawaii - Exército de um homem só
7 anos - Ramones - Blitzkrieg Bop
8 anos - Iron Maiden - Iron Maiden
9 anos - Green Day - Basket Case
10 anos - Black Sabath - Paranoid
11 anos - Iron Maiden - Fear of the dark
12 anos - The Wallflowers - Better sin simphony
13 anos - Metallica - The Unforgiven Two
14 anos - Smash Mouths - Walk on the sun
15 anos - Third Day - Show me your glory
16 anos - P.O.D. - Alive
17 anos - MXPX - Punk rock show
18 anos - Burlap To Cashmere - Treasures In Heaven
19 anos - Skillet - Savior
20 anos - Hillsong United - From the inside out
21 anos - Hillsong United - Devotion | System of a Down - Aerials | Iron Maiden - Aces High | Scorpions - Send me an angel | O Teatro Mágico - Sonho de uma flauta | Deep Purple - Burn | Sex Pistols - My Way e Anarchy in the UK | Chopin- Nocturne op48 Nº1 in C Minor

bjos a todos... enjoy your music!

Um comentário:

  1. Eu ouvia pagode quando era pequena porque no carro do meu pai só tocava a Gazeta FM. Que a vergonha caia sobre mim.

    ResponderExcluir

Olá, aqui é o cabeludo, após o sinal deixe seu recado, que logo mais eu vou ler, prometo! rs